Impacto do Treino na Qualidade de Vida

MetCon Class at Black Edition

Impacto do Treino na Qualidade de Vida

Começo este artigo por perguntar a quem o lê o que considera por ser qualidade de vida?

Esta é uma pergunta que não tem uma resposta certa ou errada. Tem sim a resposta que cada pessoa considera relevante para si, nomeadamente aquilo a que cada um de nós dá valor. Uns dirão que é correr com os filhos, outros praticar surf, outros fazer as tarefas diárias sem dificuldade, ter um corpo em forma ou até mesmo musculado, e todas essas respostas são válidas.

Mas para levantar o véu à questão, o que é para vocês a falta dessa mesma qualidade vida?

Aqui a resposta vai ser mais unanime, é ter excesso de peso, é ter diabetes, é ter cancro, é sofrer de hipertensão, é não conseguir ter autonomia nas tarefas mais básicas do dia a dia.
Sabia que, a cada centímetro a mais na circunferência abdominal aumenta em 2.7% o risco de desenvolver diabetes tipo 2? Então quem tem 10 centímetros excessivos tem o risco aumentado em 27%.

Como fazer para inverter esta situação?

A solução é simples: treino de força combinado com treino aeróbio e os resultados irão aparecer. A prática de exercício e a actividade física são fundamentais e transversais a todas as soluções para a mesma questão. Além do mais, o treino aumenta a confiança, a concentração, a agilidade. Tudo isto são fatores que influenciam na qualidade de vida, e no caminho que cada um percorre para atingir os seus objetivos.

Mas essa é a solução para todos os males?

Não, não é! Cada uma destas doenças tem formas particulares de serem tratadas, existem muitas variáveis em jogo e todas elas devem ser respeitadas. Condições com características especiais têm também abordagens especiais e diferenciadas. Mas o que não muda são as consequências positivas do impacto do treino na qualidade de vida.

Mas o que tem que acontecer no treino para melhorar o meu estado atual?

Uma vez estando a treinar de forma regular e adequada, o corpo irá libertar um conjunto de hormonas e enzimas de forma mais exuberante e consistente que irão proteger e desenvolver no nosso corpo uma barreira protetora contra vários tipos de doenças, incluíndo as mencionadas acima.

E a realização de atividade física tem contraindicações?

Aos dias de hoje, com tantos estudos científicos a apoiar a mesma é difícil responder ao que é que a atividade física não faz bem. O mais importante, acima de tudo, é que esta actividade física seja balanceada, adequada. Tudo o que possa ser mal feito, ou em excesso, comporta riscos.

Assim sendo, o que fazer para partir para a ação?

Antes demais necessário que atividade física ou o treino sejam realizados de forma regular e bem orientado pelo profissional em causa. Assim, o profissional deve ter em linha de conta as necessidades dos alunos e respeitando a sua envolvência Bio-Psico-Social. 

Onde podes encontrar esses profissionais?

Na CrossFit Black Edition! Aqui vais encontrar uma equipa composta por profissionais experientes e diferenciados. Profissionais que te irão acompanhar e orientar no teu percurso!

Profissionais que te ajudam a alcançar os objetivos que sempre desejaste a alcançar.

A CrossFit Black Edition tem as portas abertas para ti, e oferece a oportunidade de realizar uma aula de experimentação para conhecer o universo CrossFit e a equipa. Quando apareces por cá? Temos todo o gosto em receber.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Marque já a sua aula experimental

Experimente grátis e sem compromisso, venha daí e junte-se a uma aula! Fique em forma. Obtenha resultados. Seja a sua melhor versão!