A prática de atividade física regular é indicada como adjuvante no tratamento e prevenção contra a osteoporose, pois protege e estimula a manutenção da micro-estrutura e densidade de cálcio nos ossos de forma saudável.
O termo “osteoporose” tem origem nas palavras gregas para “ossos porosos”. Assim, entende-se que osteoporose é uma doença em que a degradação estrutural e a diminuição da densidade mineral dos ossos aumenta o risco de fracturas ósseas. Esta é uma doença que geralmente não manifesta quaisquer sintomas até à ocorrência de uma fractura, e a ocorrência mais comum são fracturas em idosos.
A osteoporose ocorre também com maior prevalência nas mulheres comparativamente com os homens. Isto deve-se a uma questão fisiológica, neste caso o facto das mulheres terem menstruação (corrimento de sangue e de tecido mucoso do revestimento interior do útero) o que ocorre ao longo de um período de tempo alargado das suas vidas. Para que o corpo possa repor o sangue perdido no ciclo menstrual, decorre uma cascata de eventos fisiológicos, sendo que no decorrer deste processo o corpo recorre à medula óssea, usando o cálcio depositado nos ossos como parte do processo para recuperar o sangue perdido.
A questão que se coloca então é, como prevenir que tal aconteça, uma vez que neste tipo de doença os ossos podem tornar-se de tal forma frágeis que se fracturam espontaneamente ou à mínima pressão?
É aqui exatamente que a atividade física entra como um dos principais elementos de prevenção e/ou de recuperação na ocorrência de tal doença. Estima-se que em 2010 esta doença afligia cerca de 22 milhões de mulheres e 5,5 milhões de homens somente na União Europeia.
O exercício físico gera impacto e tensão entre os músculos, ossos e ligamentos. Essa tensão mecânica constitui um importante estímulo para a formação e fortalecimento dos ossos, transmitindo ao organismo a mensagem de que ele precisa aumentar a massa óssea para resistir ao impacto. E além disso, o exercício físico estimula também a absorção de cálcio no organismo, ajudando desta forma à prevenção e mesmo à recuperação desta condição.
Entre os exercícios físicos promovem um grande tensão muscular, temos:
– Treino com pesos
– Treino com cargas progressivas
– Treino com peso de corpo
Entre as questões que nos colocam com mais frequência sobre este assunto, temos também sobre se caminhadas e corridas entram nesse registo de exercícios?
A resposta é SIM! Entram, desde que sejam progressivamente introduzidos nas rotinas de treino da pessoa em causa. Tanto a caminhada como o trote e ou a corrida produzem tensão pelo impacto gerado a cada passada. É do bom senso de todos praticar atividade física de forma regular sabendo de antemão quais são os benefícios que dela podemos retirar.
É nosso conselho que nesta questão em concreto te faças acompanhar de um profissional de referência na área do exercício físico e saúde assim como de um médico e um nutricionista.