Para um leigo na atividade física e na saúde à primeira vista ao entrar numa box de CrossFit ou num ginásio pode parecer tudo igual, mas na verdade existem diferenças estruturais que marcam a diferença de um serviço relativamente a outro.
1ª Diferença – É uma experiência Social
Uma Box de CrossFit é uma grande comunidade de pessoas que partilham muitos interesses em comum. Podemos mesmo dizer, tendo em conta os tempos que vivemos que, uma box é clube social dos tempos modernos. É um lugar onde as pessoas podem ir, treinar, sentir-se bem consigo mesmas e ainda conhecer pessoas interessantes e interessadas em coisas semelhantes às suas.
2ª Diferença – É um treino Funcional
Numa Box de CrossFit irás encontrar um conjunto de exercícios que se assemelham às atividades da vida diária. Preparando-te uma forma mais eficaz, eficiente e sem dor para as suas funções do dia a dia.
3ª Diferença – Combina Força com Cárdio
Por norma uma aula de CrossFit divide-se em 4 grandes blocos (Aquecimento, Trabalho de força, Workout do dia (WOD) e Retorno à calma). Esta organização metodológica permite ao aluno melhorar a sua força e ao mesmo tempo também melhora a sua condição cardio-respiratória.
4ª Diferença – Todos os dias são diferentes
A metodologia de CrossFit é baseada numa premissa de que a rotina não é a forma mais adequada para nos preparar para as tarefas inesperadas do dia a dia. Assim sendo, todos os dias os alunos realizam um workout diferente respeitando o que acima foi mencionado. A maioria das instalações onde se pratica CrossFit projeta os treinos com base entre 25 a 30 movimentos, mudando constantemente suas variações, as cargas usadas, a duração e como eles são agrupados uns com os outros. Podes passar uma vida sem repetir um workout.
5ª Diferença – CrossFit é para todos
Pode parecer um paradigma, como é que numa aula de grupo com pessoas de diferentes níveis de condição física se adapta às necessidades de cada um. Simples, como os exercícios são provenientes de padrões motor base existe sempre a possibilidade de adequar os mesmos às reais capacidades do aluno. Assim, ao observares uma aula poderás pessoas distintas a fazer coisas diferentes, mas todas elas fazem parte de uma mesma aula organizada e estruturada.