O valor da mobilidade para a nossa vida

Mobility Class at Black Edition

O valor da mobilidade para a nossa vida

Todas as nossas actividades diárias exigem um certo grau de mobilidade.
Brincar com os nossos filhos, limpar a casa ou recolher um objecto do banco de trás do carro, podem tornar-se tarefas difíceis e/ou dolorosas se não tivermos a mobilidade necessária para estes “simples” gestos motores.

Actualmente no mercado de trabalho e devido às exigências por este impostas, na maioria das vezes as condições não estão de acordo com as regras de ergonomia necessárias para uma execução segura da tarefa que estamos a desenvolver. Assim, podem ocorrer lesões por esforços repetitivos, na maioria das vezes por falta de força e/ou flexibilidade nas musculaturas correctas.

Força + Flexibilidade = Mobilidade

Sendo a pessoa um atleta ou não, vai precisar que as suas articulações tenham boa mobilidade para evitar dores e lesões futuras.

Quando olhamos para o Crossfit como actividade de educação física, podemos considerar que este desporto, com certeza, é um dos melhores para ajudar a desenvolver a nossa mobilidade e consequentemente as nossas actividades diárias.

Os exercícios de Ginástica e Weightinglift realizados no Crossfit, trabalham prioritariamente com a nossa força CORE garantindo assim a estabilidade necessária para o desenvolvimento da mobilidade articular nas extremidades do nosso corpo.
Seja esta desenvolvida através da sobrecarga de peso – melhorando assim a amplitude do movimento e sua potência; como também com exercícios pliométricos e calisténicos – onde usamos apenas o peso do nosso corpo, implementando melhorias no nosso sistema locomotor e neurológico, gerando menos desperdício de energia e diminuindo o risco de lesão.

Vejamos quantas vezes uma mãe ou um pai se agacham para cuidar do seu filho pequeno e ajudam-no a começar a gatinhar e andar em pé pela casa. Ou quanto tempo sentado à frente do computador fica um C.E.O de uma grande empresa, com o seu abdómen relaxado e sua coluna lombar sobrecarregada.

Para uma boa mobilidade temos de integrar as diferentes cadeias musculares. Exercícios isolados não nos ajudarão muito, daí a complexidade de exercícios funcionais do Crossfit, onde grandes grupos musculares são desenvolvidos e são realizados exercícios muito úteis para o bom desenvolvimento das nossas actividades diárias e que dão uma boa expectativa de envelhecer com saúde biomecânica.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Marque já a sua aula experimental

Experimente grátis e sem compromisso, venha daí e junte-se a uma aula! Fique em forma. Obtenha resultados. Seja a sua melhor versão!