CrossFit: Mitos e Verdades

Members in a class at CrossFit Black Edition

CrossFit: Mitos e Verdades

O CrossFit está a ficar cada vez mais popular em todo o mundo e por isso há cada vez mais pessoas a praticar. Por este motivo, preparámos este artigo sobre algumas verdades e mitos, no que diz respeito à modalidade.

Para contextualizar, o CrossFit é um método de treino que usa movimentos funcionais, como corrida, saltos, levantamento de pesos, bicicleta, remo e exercícios gímnicos, executados em alta intensidade. Por isso, este desporto é muito procurado por pessoas que pretendem melhorar os seus condicionamentos físicos e ter uma transformação no corpo, de forma rápida e eficaz.

Mas, será que este desporto faz tão bem assim para a saúde? A resposta é simples: FAZ SIM!

Vamos então às questões:
  • Questão: Todos podem praticar CrossFit?

Resposta: VERDADE

A modalidade é totalmente adaptável, seja da criança ao idoso, ou até mesmo para quem tem algum problema articular. O treinador traça os movimentos ajustados para cada pessoa, com o objectivo de manter o protocolo do treino que está prescrito. Aliado a isto, está o bom senso por parte dos alunos.

  • Q: Quem tem problemas articulares, nos joelhos ou coluna, não pode praticar CrossFit?

R: MITO

Primeiramente, é preciso compreender qual o problema da pessoa, através da consulta de relatórios médicos. Depois, são realizados os ajustes em contexto de aula, de acordo com a especificidade de cada atleta. O treino é adaptado ao atleta, não é o atleta que tem que se adaptar ao treino.

  • Q: O CrossFit pode causar muitas lesões?

R: MITO

Assim como qualquer outro desporto, o CrossFit também tem os seus riscos, sendo que na maioria das vezes o atleta já possui algum problema e por se tratar de um desporto muito complexo, é preciso ter uma progressão adequada por parte dos treinadores. Além disso, o atleta também não pode saltar etapas por estar entusiasmado com o treino.

Contudo, isto não quer dizer que todos os praticantes se irão lesionar e, muito menos, que serão lesões graves. Assim como já existem muitos estudos que comprovam que o CrossFit está longe de ser o desporto mais lesivo que existe. Por exemplo, a corrida e futebol são desportos que possuem muito mais lesões por horas praticadas.

  • Q: O CrossFit deixa o corpo das mulheres muito musculado?

R: MITO

É muito comum olhar para as maiores atletas e relacionar os seus corpos com a prática de desporto. Mas não é bem a realidade.

Para chegar a uma determinada estética, são necessários vários factores: um desenvolvimento muscular, uma alimentação equilibrada e um volume de treino muito alto. A alimentação está directamente relacionada com o nível de resultados que pretendem ter. O desenvolvimento corporal acontece gradualmente. Não é em 2 ou 3 meses que se desenvolvem grandes músculos, por isso não há que ter receio de fazer elevações ou os movimentos de weightlifting. Isto apenas vai contribuir para um corpo mais forte e ganhar mais força, não necessariamente mais músculo.

  • Q: Posso fazer outra actividade associada ao CrossFit?

R: VERDADE

Sim, pode fazer outras actividades associadas ao CrossFit, que se tornam complementares. Na Black Edition existe uma variedade de aulas para que os atletas possam direccionar os seus treinos de acordo com seus objectivos e eventualmente: complementar com aulas de técnica em ginástica ou weightlifting; reforçar a parte metabólica com a aula de Metcon; melhorar a flexibilidade com a aula de Mobilidade ou simplesmente tirar um dia para fazer uma caminhada ou corrida, com o objectivo de ter um dia diferente do habitual.

Associar outro desporto é benéfico, pois representa também uma oportunidade de testar o condicionamento físico e perceber o quão fitness uma pessoa está.

  • Q: CrossFit é muito difícil?

R: MITO

O CrossFit surge de uma proposta que é direccionada para todos e na Black Edition recebemos os atletas, mostramos que é possível fazer a modalidade e que só depende da pessoa querer realmente desafiar-se ao praticá-lo.

Fornecemos as ferramentas ideais para que todos se sintam seguros ao praticar o desporto e contamos que com 2-3 semanas de treino já seja possível percepcionar as melhorias nos movimentos e no corpo. Por isso, não há problema por não saber fazer determinado movimento, pois com a prática e educação através das aulas, todos conseguem chegar lá.

  • Q: O CrossFit é viciante?

R: VERDADE

Sim! É muito, por se tratar de uma modalidade que envolve vários movimentos, treinos novos todos os dias e o facto de treinar e relacionar-se com outras pessoas, irá contribuir para que a pessoa queira sempre voltar no dia a seguir, seja pelo treino ou pelo colega de treino que está a mandar uma mensagem de incentivo.

  • Q: O desporto é voltado para atletas de alta performance?

R: MITO

Apesar de muitas pessoas conhecerem o desporto por assistirem a competições e eventos relacionados, a maioria dos praticantes da modalidade (cerca de 90%) faz por gostar do desporto sem muito foco na competição. Portanto, o desporto é estruturado para essas pessoas e quem quer algo mais, procura um treinador, para ajudá-los a competir.

  • Q: É preciso estar em forma para começar?

R: MITO

A ideia do CrossFit baseia-se muito na progressão, logo uma pessoa mais sedentária terá que fazer um ajuste no treino, de acordo com o que o treinador considerar ideal. Os exercícios são adaptados de acordo com o nível, condição física e restrições de cada um.

No início irão existir desafios, como em qualquer outro desporto ou treino, no entanto, isso pode e deve ser trabalhado com uma progressão gradual e constante, já que o aumento da intensidade acontece aos poucos, conforme o movimento deixa de ser um desafio para o praticante.

A ideia é proporcionar uma superação diferente em cada treino, tentando atingir sempre o melhor de cada um, e mostrar que o CrossFit é uma modalidade apaixonante, capaz de mudar a vida de todos os que o praticam.

  • Q: O CrossFit oferece benefícios para a saúde?

R: VERDADE

Utilizando um programa único de treino baseado em movimentos funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiante e eficiente, capaz de oferecer resultados.

O CrossFit possui os benefícios que ajudam na diminuição do risco de problemas cardíacos, diabetes, sedentarismo, melhoria do stress, diminuição da ansiedade, melhoria do sono, ajuda na interacção social, depressão e até melhoria da composição corporal.

Os resultados são tão expressivos e positivos, que acaba por se tornar fundamental na vida dos praticantes e uma óptima opção para melhorar a saúde física e mental.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Marque já a sua aula experimental

Experimente grátis e sem compromisso, venha daí e junte-se a uma aula! Fique em forma. Obtenha resultados. Seja a sua melhor versão!