5 Razões porque se deve fazer treino de força.

5 Razões porque se deve fazer treino de força.

Se quiser ter uns Biceps maiores ou ter uma barriga com um Six Pack, o treino de força será essencial para atingir estes objetivos. Contudo, os ganhos de força não se resumem a incremento de massa muscular, este tipo de treino ajuda-te a melhorar a qualidade de vida em múltiplas áreas uma vez que, tens uma maior resiliência a fatores externos. Julgo ser do senso comum, mas a aquisição de uma performance mais elevada na prática de desportiva passa obrigatoriamente por este trabalho específico.  

Aos dias de hoje ainda muito o mito de não fazer treino de força com medo de ficarem com o corpo de um Fisioculturista. Desafio todos os leitores a experimentar 90 dias de um programa de hipertrofia para verificarem quais são os verdadeiros resultados desse tipo de trabalho.

Aqui ficam as 5 razões apoiadas pela comunidade científica para fazer trabalho de força pelo menos 3 vezes por semana:

1.Incremento de força.

Este é um resultado óbvio do treino de força. A força muscular é crucial para a execução das tarefas diárias, como por exemplo, carregar com filhos, transportar sacos das compras, tirar a roupa da máquina, mudar um pneu do carro, subir um vão de escadas. Nós damos como um dado adquirido que os nossos níveis de força irão permanecer ao longo que a idade avança, contudo sabemos que, existe um decréscimo da massa muscular a cada década após os 25 anos de idade.

Fazendo treinos com pesos mais leves é com certeza uma boa maneira de incrementar a força resistente ao nível do músculo, mas se o objetivo for construir um bom nível de força que se relacione com os desafios do nosso dia-a-dia, deveriam adicionar exercícios compostos como o agachamento, peso morto e remadas.

2.Redução do risco de lesão.

Ter uma quantidade de músculo a revestir o nosso esqueleto é importante para todo o tipo de atividades. De acordo com International Journal of Sports Physical Therapy um músculo fraco coloca sobre stress os tendões que o agarram ao esqueleto. Por outras palavras o risco de lesão articular é muito maior.  

O treino de força através do aumento de carga progressiva incrementa diâmetro das fibrilas de colagénio nos tendões. Por outras palavras um programa de treino de força implementado de forma eficaz e segura é realmente a solução para a prevenção e muitas vezes a cura de problemas articulares. Por outras palavras um programa de treino de força implementado de forma eficaz e segura é realmente a solução para a prevenção e muitas vezes a cura de problemas articulares.

3.Redução de gordura.

Quando as pessoas incorporam treino de força na sua rotina de treino, eles não só queimam calorias, como também incrementam a massa magra o que estimula o metabolismo. A massa muscular é um fator determinante para o aumento da taxa Basal Metabólica, noutras palavras, quantas calorias o meu corpo consome diariamente para manter funções fisiológicas. Esta redução de gordura não só ajuda a reduzir peso corporal e a manter um corpo mais tonificado, como também reduz os níveis de gordura visceral que está localizada nos órgãos. De uma força indireta estamos a combater um conjunto de doenças tais diabetes, doenças metabólicas e cancro.

4. Melhor Saúde Cardiovascular.

Tendo em conta o ponto acima é fácil perceber que, o nosso coração torna-se mais saudável se o mesmo não tiver preenchido por massa gorda. Mas o coração não é só um órgão vital, mas também um músculo que pode e deve ser trabalho. Como fazemos isso? Simples, através de treino intervalado no qual forçamos o coração a atingir picos de intensidade mais altos e a recuperar convenientemente entre intervalos. Sabe-se que este tipo de trabalho ajuda a reduzir eventos cardíacos assim como a redução da pressão arterial.

5. Aumenta os níveis de Humor

O treino de força incrementa os níveis de energia geral e melhora os estados de humor através de libertação de endorfinas específicas. Este aumento hormonal influência positivamente o nosso estado emocional para a realização das tarefas mais árduas do dia-a-dia.

 Conclusão

Esta metodologia deve ser adicionada a todo o tipo de rotinas de treino o que irá ajudar as pessoas nos seus desportos específicos a melhorar os seus tempos e capacidades de desempenho e acima de tudo irá dar maior longevidade e qualidade de vida a longo prazo.

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